Acervos


Museológico

O Museu possui peças que retratam o cotidiano dos moradores desde os primórdios da colonização: teares, objetos pessoais de diversas famílias, indumentária, instrumentos musicais, implementos agrícolas, armas, moedas, medalhas, troféus dos Primeiros Jogos Abertos, louças, caleça funerária (que operou na cidade de 1938 a 1972), móveis, relógios e instrumentos de comunicação. Desse acervo constam, ainda, peças de decoração e de uso pessoal pertencente ao Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque e sua família.


Documental

A instituição reserva e disponibiliza para pesquisas, documentos oficiais desde o ano 1860, bem como periódicos (jornais, revistas, folhetos, boletins) de diversas fases da história de Brusque e região.
O acervo está sendo inventariado para nova proposta de catalogação e classificação, especificamente em meio digital, a ser implantada no museu.


Fotográfico

O Acervo Fotográfico está classificado em cinco categorias e se apresenta sob a forma de galerias. A primeira retrata os principais sujeitos sociais de nossa cidade e está situada no Salão Nobre do Museu.

A segunda é a galeria dos Fundadores da SAB, que se localiza no hall de entrada do museu. É uma homenagem da Entidade a pessoas que, em determinado momento, souberam compreender a grande importância de se reconstituir a memória histórica de nossa comunidade.

A terceira se refere às autoridades políticas (Diretores da Colônia, Superintendentes e Prefeitos de Brusque) e está situada no salão principal da Casa de Brusque.

A quarta é representada pela exposição de longa duração e contém fotos antigas da cidade de Brusque.

A quinta categoria é constituída do grande acervo fotográfico, devidamente arquivado digitalizado e em processo de digitalização


Arqueológico

Apresentando inúmeras peças da Arqueologia Indígena e Pré-Histórica brasileira, o acervo está sendo inventariado e classificado para possibilitar estudos, consultas e pesquisas, bem como a promoção de oficinas educativas.


Bibliográfico

O acervo bibliográfico ou Biblioteca Técnica Interna está disponibilizado para consulta, comporta obras referentes à temática geral do Brasil, Estado de Santa Catarina e Município de Brusque, destacando-se de forma prioritária as áreas da História, Literatura, Geografia e Legislação local. Possui ainda um rico acervo de obras no idioma alemão.