Acervos


TRIDIMENSIONAL

O Museu possui peças que retratam o cotidiano dos moradores desde os primórdios da colonização: teares, objetos pessoais de diversas famílias, indumentária, instrumentos musicais, implementos agrícolas, armas, moedas, medalhas, troféus dos Primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, louças, caleça funerária, móveis, relógios, instrumentos de comunicação e artefatos arqueológicos, . Desse acervo constam, também, peças de decoração e de uso pessoal pertencente ao Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque e sua família.


DOCUMENTAL

A instituição preserva e disponibiliza para pesquisas, documentos oficiais desde o ano 1860, bem como periódicos (jornais, revistas, folhetos, boletins) de diversas fases da história de Brusque e região.
O acervo está sendo inventariado para nova proposta de catalogação e classificação, especificamente em meio digital, a ser implantada no museu.


ICONOGRÁFICO

O acervo iconográfico do Museu Casa de Brusque está em fase de arrolamento. Uma parte deste acervo está digitalizado e é possível acessar neste site. 

Este acervo conta com imagens da cidade e região do Vale do Itajaí-Mirim desde a fundação até os dias atuais.



BIBLIOGRÁFICO

O acervo bibliográfico ou Biblioteca Técnica Interna está disponibilizado para consulta, comporta obras referentes à temática geral do Brasil, Estado de Santa Catarina e Município de Brusque, destacando-se de forma prioritária as áreas da História, Literatura, Geografia e Legislação local. Possui ainda um rico acervo de obras no idioma alemão.