Plano Museológico 2018 - 2028

A realização do Plano Museológico do Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim - SAB Casa de Brusque é resultado da aprovação de projeto no edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017, cujo um dos objetivos é fomentar ações de preservação do patrimônio histórico.

O Plano Museológico como ferramenta de gestão foi instituído pelo Estatuto de Museus, Lei Federal nº 11.904/2009, norma específica para orientar e auxiliar as instituições museológicas nas suas funções e especificidades. Essa lei foi regulamentada pelo Decreto 8.124, de 17 de outubro de 2013, reiterando a necessidade da elaboração do Plano Museológico, bem como a competência e responsabilidade do IBRAM em subsidiar tecnicamente os museus para sua elaboração e implantação.
Trata-se de um documento pautado num conjunto de Programas e Projetos e tem sua estruturação orientada pelo Estatuto de Museus.
Este projeto foi realizado o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.